OFICINAS

ATIVIDADE EXTRACURRICULAR: DIVERSÃO E APRENDIZADO

Mais uma atividade extracurricular foi realizada com os adolescentes do projeto. Na última quarta-feira, 12 de Dezembro, foi feita uma visita ao Museu Catavento Cultural sediado na capital paulista. 
Durante esse “passeio” os adolescentes tiveram a oportunidade de entrar em contato com o conteúdo pedagógico da escola formal, explorando de forma dinâmica várias áreas do conhecimento.Também foi um momento de estreitamento de laços entre alunos das diversas oficinas e monitores, favorecendo as relações de convivência entre todos.

















 











OFICINA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL REALIZA VISITA NA FÁBRICA DA CARBOCLORO PARA AMPLIAR CONHECIMENTO DOS ALUNOS

No dia 04 de Dezembro, uma turma de alunos do projeto visitou a empresa Unipar Carbocloro em Cubatão. Além de conhecerem o processo de fabricação dos produtos e o uso deles no seu dia a dia, os adolescentes tiveram a oportunidade de ver a preocupação da empresa com a preservação do meio ambiente e a manutenção da segurança constante dos colaboradores e da população que reside no entorno da fábrica.








OFICINA DE INGLÊS  PROMOVENDO APRENDIZAGENS DE CIDADANIA E DE VIDA


Utilizando o documentário “Human” do cineasta Yann Arthus Bertrand, a professora Márcia da oficina de inglês proporcionou aos alunos uma atividade que os fez refletir sobre o futuro que queremos para nós, seres humanos e para o planeta.

Após assistirem ao documentário os alunos escolheram entre fazer um resumo do documentário explicitando seus entendimentos sobre os diversos temas abordados ou realizar recortes e desenhos em cartolinas como frases que expressassem o entendimento do grupo sobre o documentário.

A iniciativa dessa atividade oportunizou aos alunos aprendizados de cidadania e de vida. 

O documentário “Human” lançado em 2015, teve sua primeira projeção no Salão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em vez de estrear nos cinemas; servindo de porta-voz dos povos representados na ONU. Os testemunhos e imagens que o compõe traz a abordagem de quem nós somos hoje em dia, não só como comunidade, mas como indivíduos. Grandes problemas da humanidade como pobreza, guerra, imigração, consumismo, homofobia, entre outros, estão presentes no documentário.
Para assistir o documentário é só clicar no link: https://youtu.be/t7oESEpQj0c












FORTALECIMENTO CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Realizamos nesta segunda feira, 14 de maio, a oficina de Prevenção sobre o Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes. O resultado foi bastante positivo com grande participação e interação dos adolescentes nas atividades propostas.
Inicialmente foi distribuído folheto produzido por nossos monitores e em seguida realizado um bate papo com o objetivo de informar e refletir com os jovens sobre as formas de prevenção do abuso e exploração sexual. A oficina permitiu:
  • abordar conceitos fundamentais relacionados à temática das violências sexuais e maus tratos contra crianças e adolescentes;
  • conhecer e reduzir os fatores de risco;
  • aumentar e dinamizar os fatores de proteção fortalecendo o adolescente ao desenvolver habilidades de proteção.
Para finalizar, os adolescentes confeccionaram cartazes que serão utilizados na Caminhada Municipal Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pelo CMDCA de Peruíbe, que acontecerá no próximo dia 18.









AUXILIAR DE CABELEIREIRO

No mês de agosto iniciamos uma nova etapa na oficina de Embelezamento de Unhas e Cabelos. As alunas começaram o aprendizado para se tornarem futuras auxiliares de cabeleireiro.
As primeiras aulas foram teóricas sobre a profissão: estrutura dos fios, couro cabeludo, cosmética capilar, técnicas e procedimentos para higienização e tratamento e biossegurança. Já nas aulas práticas as alunas realizam o atendimento no cuidados dos cabelos envolvendo higienização, hidratação, técnicas de corte e escovação. 
Para garantir a realização das aulas práticas, o atendimento com cuidados dos cabelos é gratuito para a comunidade. Só neste mês já foram atendidas mais de 30 pessoas.




MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

As aulas práticas da oficina de Montagem e Manutenção de Computadores têm ganhado especial atenção dos alunos que não faltam para não perder os aprendizados práticos nos cuidados, manuseio e na montagem de computadores. 












OFICINAS 2017

Iniciando o terceiro mês, as oficinas continuam com atividades teóricas e práticas, levando os adolescentes ao desenvolvimento de habilidades e ampliação de conhecimentos das áreas nas quais optaram em participar.
Nas oficinas de Informática Básica e Manutenção de Computadores os alunos estão desvendando o mundo da tecnologia e dos equipamentos. Já em Embelezamento de Unhas e Cabelos, as alunas estão firmes na prática de manicure e pedicure.









OFICINA DE GERAÇÃO DE RENDA

Em agosto iniciamos o atendimento da segunda turma na oficina de geração de renda. O curso com duração até novembro está preparando as alunas para atuar na área da beleza com a formação em manicure e pedicure. 





ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Com o objetivo de preparar os adolescentes para a futura inserção no mundo do trabalho e terem a oportunidade de concorrer a uma vaga de emprego de forma mais assertiva aumentando suas chances de contratação, a oficina de Orientação Profissional aborda diversos temas: habilidades e competências pessoais, postura profissional, imagem pessoal, as demandas atuais do mercado de trabalho, elaboração de currículo entre outros conteúdos importantes.

Uma atividade recente e bastante marcante para os adolescentes foi a realização de uma entrevista para vaga de emprego com todas as formalidades de um processo seletivo. Para isso a monitora responsável pela oficina, Letícia Malimpensa, conduziu as entrevistas e fez a gravação individual de cada uma delas. Posteriormente os adolescentes puderam assistir os vídeos e refletirem sobre os pontos fortes e frágeis que cada um apresentou durante as entrevistas. 





INGLÊS

A oficina de inglês vem oportunizando aos adolescentes o aprendizado do inglês de forma dinâmica, instigando-os a ampliar o conhecimento básico do idioma.
A monitora e responsável pela oficina é Márcia Campos que tem como bagagem formação na EF Cambridge. Apaixonada pelo que faz e comprometida no ensino do idioma, considera extremamente importante o aprendizado do inglês pelos adolescentes e jovens que frequentam o Projeto Oi Galera, que já começam a colher frutos na vida escolar e futuramente na vida profissional.






INFORMÁTICA BÁSICA

Os alunos da oficina de Informática Básica continuam firme no aprendizado para dominar todos os programas do pacote office. A oficina oportuniza ainda o acesso a diversos temas relativos ao universo juvenil através de textos e imagens para utilizarem como apoio nas diversas atividades em sala de aula.




EMBELEZAMENTO DE UNHAS E CABELOS

Após terem dominado as técnicas de embelezamento das unhas de mãos e pés, as alunas iniciaram em junho o aprendizado sobre cuidados de cabelos.

 





MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES 2016

Sob a condução do monitor Nilton Patti, a galera da oficina de Montagem e Manutenção de Computadores segue firme na aquisição de habilidades que vai desde o básico em processamento e dados, passando pela montagem e desmontagem de micros até a formatação e instalação de oftwares. Bom Demais!







OFICINAS 2015

Dois meses após o início das oficinas nossos jovens estão entusiasmados e aproveitando ao máximo a aquisição de novos conhecimentos.

INFORMÁTICA BÁSICA

EMBELEZAMENTO DE UNHAS E CABELOS

MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL


INGLÊS




OFICINA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Em 29 de agosto, encerrando mais um módulo da oficina de Orientação Profissional, os jovens que ainda não tinham Carteira de Trabalho, foram atendidos no PAT-SINE de Peruíbe para fazer esse importante documento. 

A presença de alguns familiares e o excelente atendimento prestado pela equipe do PAT-SINE contribuíram para tornar esse acontecimento bastante especial para nossos adolescentes. Confira nas fotos abaixo. 








OFICINA DE GERAÇÃO DE RENDA

Em sua primeira turma, a oficina de geração de renda para familiares dos beneficiários do projeto formou onze alunas no curso de manicure/pedicure. Com os certificados em mãos essas alunas seguem para uma nova etapa em suas vidas: ampliar a renda familiar através da prestação de serviços com cuidados e embelezamento de mãos e pés.






VAMOS FAZER UM MUNDO DIFERENTE

EIXO APREENDER MAIO / JUNHO



Nos meses de maio e junho os adolescentes se dedicaram à execução de atividades para o cumprimento dos primeiros desafios propostos na "1ª Gincana de Educação Ambiental e Cidadania 2014". 
Divididos em cinco grupos, os participantes iniciaram a construção de brinquedos de uso coletivo para crianças de 2 a 3 anos com materiais recicláveis (que posteriormente serão enviados para utilização na creche mantida pela instituição) e a elaboração de panfletos sobre  coleta seletiva com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância de fazer a separação do lixo. O panfleto vencedor será utilizado em uma campanha a ser realizada em nossa comunidade para estimular o descarte consciente do lixo.
Auxiliando as esquipes, os monitores contribuíram e possibilitaram a todos os participantes vivenciar novas experiências, trocar informações e refletir sobre educação ambiental e tudo o que possa remeter à prática da reciclagem como gesto de civilidade e também desenvolver as expressões artísticas, as habilidades manuais e o despertar da criatividade por meio das artes com materiais recicláveis.
Além do aprendizado sobre questões ambientais, esses momentos têm sido marcados por um clima de integração e descontração onde os adolescentes aproveitam também para se conhecerem melhor e construir novos vínculos de amizade.




ATIVIDADE EIXO APREENDER 

ABRIL 2014

Aconteceu na última segunda-feira (28/04), simultaneamente em todas as oficinas, mais uma atividade relacionada ao Eixo Apreender. E o tema discutido desta vez foi sobre como utilizar a internet com consciência, fazendo boas escolhas para não cair em armadilhas do mundo virtual. A cartilha “GVT INSPIRA - USO RESPONSÁVEL DA INTERNET 5.0.” (publicação da GVT e SAFERNET) serviu como suporte ao desenvolvimento do tema. No término da atividade todos os adolescentes receberam um exemplar da publicação.





OFICINAS 2014

A GALERA INICIOU AS ATIVIDADES COM 

MUITA ENERGIA E VONTADE DE APRENDER. CONFIRAM!