EVENTOS

FORMATURA TURMAS 2018

E chegamos ao final de mais uma edição do projeto. Foi uma jornada de muito trabalho, aprendizado, alegria e conquistas. 78 adolescentes se formaram nas diversas oficinas do projeto.















MONITORA E ALUNAS DA OFICINA DE ARTESANATO RECEBEM HOMENAGEM NA CÂMARA MUNICIPAL DE PERUÍBE

Na quarta-feira, dia 12 de dezembro, durante sessão ordinária, o Vereador Lourival Sampaio Costa prestou uma homenagem através de uma “Moção de Congratulações” à monitora de Artesanato Lúcia Helena e todas as alunas da oficina de Tear de Pregos do Projeto Oi Galera.
Na ocasião, o vereador Tamer Júnior usou a palavra para fazer suas considerações e homenagens pessoais e o vereador Lourival Sampaio Costa, idealizador da homenagem, transmitiu mensagem dirigida à Ação Social de Peruíbe, ao CMDCA de Peruíbe pelo apoio ao projeto e às homenageadas pelo empenho e dedicação durante a realização da oficina até o momento da formatura, que foi concretizada com um brilhante evento de encerramento no dia 30 de novembro na sede da Ação Social de Peruíbe.










FORMATURA DA OFICINA DE MANICURE/PEDICURE

Na tarde desta quarta feira, 12 de dezembro, mais uma etapa de trabalho do projeto foi concluída. No salão de eventos da Ação Social  as alunas que frequentaram a Oficina de Manicure/Pedicure; oficina dedicada a habilitar as famílias em novos conhecimentos para aprender a gerar renda, comemoraram a conclusão dos aprendizados e receberam seus certificados. 












FORMATURA DE ARTESANATO - OFICINA TEAR DE PREGOS

No salão de eventos da Ação Social finalizamos hoje mais uma etapa do projeto com a formatura da turma de Artesanato, oficina voltada a ampliar conhecimentos e habilidades de familiares de nossos jovens para geração de renda. Neste último semestre de 2018, os familiares aprenderam a tecer em tear várias peças tais como cachecol, gorro, etc. 
As alunas tiveram  privilégio de ver suas produções apresentadas num belo desfile. Confira abaixo como foi essa festa de encerramento da oficina.






























VISITA FÁBRICA DE CHOCOLATES NESTLÉ

Com o objetivo de proporcionar aos adolescentes um contato direto com os processos de produção de uma indústria, alunos das turmas das Oficinas de Orientação Profissional e de Inglês participaram no dia 18 de julho de uma visita à fábrica de chocolates da Nestlé  na cidade de Caçapava, interior de São Paulo. 


















FORMATURA CUSTOMIZAÇÃO DE CAMISETAS

Hoje foi um dia muito especial para as participantes da primeira Oficina de Artesanato realizada pelo Projeto Oi Galera: as alunas receberam a certificação de "Customização de Camisetas". Uma tarde marcada por alegria, confraternização entre as alunas, monitora, familiares, diretoria da Ação Social de Peruíbe e representantes do CMDCA de Peruíbe. A todas as formandas nosso desejo de muito sucesso na arte de gerar renda e encantar as pessoas com lindas peças de Artesanato.




























FORMATURA PRIMEIRA TURMA DE MANICURE/PEDICURE 2018

Aconteceu na terça-feira (dia 19/6), a formatura que marcou a finalização do aprendizado da primeira turma de manicure/pedicure deste ano. Às formandas desejamos muito sucesso em seus trabalhos futuros.










CAMINHADA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Hoje participamos da Caminhada promovida pelo CMDCA de Peruíbe contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes. A iniciativa teve por objetivo alertar a população para esse problema, que precisa da atenção da sociedade, em função dos casos de exploração e abuso sexual que vem acontecendo em nosso país.
































MATRÍCULAS 2018

Em fevereiro realizamos o processo de seleção para turmas que frequentarão o projeto em 2018. Essa fase envolvendo inscrições, avaliação de conhecimentos, seleção e matrículas foi bastante disputada. Mais uma etapa do trabalho concluída com sucesso. Sejam bem vindos adolescentes e famílias!!!


 





FORMATURA 2018

Monitores com o sentimento de dever cumprido e uma galera muito animada fizeram de um simples encontro para entrega dos certificados, um momento muito especial. Hoje, como em anos anteriores, nos despedimos das turmas que convivemos no decorrer do  ano, mas com a certeza que irão trilhar bons caminhos no futuro.








FORMATURA TURMA FAMÍLIAS

Dia 29 de Novembro foi entregue os certificados do curso de Manicure e Pedicure às alunas da segunda turma da Oficina "Aprender para Gerar Renda". 



CARTEIRA PROFISSIONAL

MAIS UM PASSO EM DIREÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO

Na tarde desta segunda-feira (07/11), um grupo composto por 20 adolescentes que ainda não possuíam a Carteira de Trabalho foram recebidos na unidade PAT SINE Peruíbe, onde foi emitido o documento que compõe os primeiros passos que o jovem deve trilhar para conquistar a tão sonhada vaga no mundo do trabalho.

Após o término da emissão das Carteiras Profissionais os adolescentes tiveram o privilégio de assistir uma palestra com o Diretor da Unidade, Sr. Cleiton Alves que discorreu sobre os cuidados que devemos ter com esse documento e ainda sobre como acessar os diversos serviços oferecidos pelo PAT-SINE, tais como: balcão de empregos, estágios através de parcerias das escolas públicas com o CIEE para estudantes que estão concluindo o ensino fundamental ou frequentando o ensino médio e sobre o Programa Jovem Aprendiz de nosso município, realizado pelo instituto INVAR.

Foi uma tarde muito proveitosa: para os adolescentes que tiveram suas Carteiras Profissionais emitidas; para o PAT SINE Peruíbe que colaborou com essa conquista e ampliou os horizontes de conhecimento de nossos jovens e para Ação Social de Peruíbe que através da iniciativa do Projeto Oi Galera cumpriu seu papel na missão de contribuir para a inclusão social.


















CAMINHADA 2017 CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Hoje participamos desse evento importantíssimo realizado pelo CMDCA de Peruíbe. Momento importante para nossos adolescentes ocuparem espaços de participação democrática e lutarem por seus direitos.












FORMATURA 2016

Na tarde desta segunda-feira (12/12), na sede da instituição realizamos uma festa para comemorar a formatura de 80 adolescentes nas diversas oficinas do Projeto Oi Galera. Muita descontração e alegria marcaram essa tarde de confraternização entre todos os participantes do projeto (adolescentes, monitores e diretoria da Ação Social).















"AMIZADE NO MUNDO REAL E NO MUNDO VIRTUAL"

No mês de julho, os monitores Nilton Patti (Montagem e Manutenção de Computadores) e Camila Neves (Informática Básica) realizaram uma palestra com dois temas muito envolventes e presentes na vida de nossos adolescentes: os verdadeiros amigos no mundo real e as amizades no mundo virtual. O principal objetivo foi promover entre os adolescentes reflexões sobre a importância de fazer e cultivar verdadeiros amigos no mundo real e os cuidados para se manter amizades no mundo virtual. Durante a realização da palestra foram distribuídas cartilhas da Safernet “ The Web We Want”, contendo várias informações e exercícios que aguçaram o público jovem para reflexão e debate sobre o futuro da internet, liberdades online, privacidade e cidadania digital.



"REALIZAÇÕES"

Na programação do mês de Julho tivemos a satisfação de receber o Professor Louzada apresentando uma palestra inspiradora aos nossos adolescentes. 
Com o tema “Realizações”, o professor transmitiu a mensagem que o poder de sonhar e transformar o sonho em realidade existe nas pessoas que acreditam em si mesmas. 
Enfatizou atitudes importantes para se alcançar os objetivos que se almeja:
>> Seja proativo: Não fique somente no sonho, parta para a ação. As pessoas bem sucedidas são muito focadas, trabalham muito para conseguirem o que querem.
>> Busque o controle mental/emocional: Nossos pensamentos orientam nossas ações e nossos estados emocionais. Quando pensamos o quanto somos abençoados, o quanto somos privilegiados, temos mais disposição, nos tornamos mais alegres, mais fortes e mais felizes. Crie o hábito de fazer pelo menos uma ação diária em direção dos seus objetivos. Nosso corpo e nossa mente são condicionados pelos nossos pensamentos e nossas ações.
>>Nunca diga que não pode: Quando olha para seus objetivos, você diz que eles são grandes demais ou pequenos demais? Quantas vezes você já disse que sonhos são bobagens? Quantas vezes você já disse que não pode? Pois é hora de mudar: diga que não quer. O ser humano é capaz de realizar qualquer coisa, desde que acredite e se comprometa.
Portanto, como disse o Professor Louzada, não fique aí parado. Estabeleça o objetivo, comece a agir imediatamente e seja persistente. Você se surpreenderá com os resultados que alcançará em sua vida!






CAMINHADA 2016 - DO DIA NACIONAL CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nem mesmo a chuva impediu que crianças e adolescentes, educadores, entidades sociais, conselheiros de direitos do CMDCA e conselheiros tutelares de Peruíbe fossem para as ruas dia 18 de Maio e realizassem a Caminhada.









FORMATURA - TURMAS DE 2015

Na tarde deste sábado (21 de novembro) realizamos a festa de encerramento das atividades do Projeto Oi Galera - Edição de 2015, patrocinado pela Petrobrás.
Mesmo com o dia chuvoso, adolescentes e seus familiares compareceram em grande maioria e fizeram a festa junto com a equipe do projeto e a diretoria da instituição mantenedora. Foi um momento muito especial marcado por alegria e sentimento de conquista. Sob aplausos de todos os presentes os adolescentes receberam seus certificados.





















 








CAMPANHA  COLETA SELETIVA 2015

A campanha de sensibilização da população para a correta separação de materiais recicláveis para a coleta seletiva desenvolvido pelo Projeto Oi Galera com o patrocínio da Petrobras, foi realizada dia 26 de outubro encerrando as atividades de educação ambiental do projeto neste ano. 
Nos momentos em que foram abordados pelos adolescentes e monitores, os munícipes receberam folhetos explicativos, sacolinhas e orientações sobre a separação dos materiais recicláveis e como fazer para solicitar o caminhão de coleta seletiva para atender sua rua.
Este é o segundo ano que o Projeto Oi Galera vem trabalhando a questão da importância da coleta seletiva, na tentativa de fazer com que cada vez mais moradores passem a separar recicláveis, contribuindo para redução dos resíduos encaminhados ao aterro existente na cidade.






CARTEIRA PROFISSIONAL NAS MÃOS

Dia 09 de outubro, o PAT-SINE de Peruíbe atendeu os adolescentes do projeto para fazer a Carteira de Trabalho. Mais um passo foi dado rumo ao mercado de trabalho.








FORMATURA

1ª TURMA DE GERAÇÃO DE RENDA 2015

No dia 03 de agosto realizamos a festa de formatura para as alunas da oficina de Geração de Renda, destinada ao atendimento de familiares dos adolescentes e às pessoas da comunidade. Estamos muito felizes pois essa turma aproveitou muito toda a aprendizagem disponibilizada pela oficina.Parabéns a todas as formandas e muito sucesso!







VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE PERUÍBE

Com o tema "Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente", foi realzada nesta sexta-feira (29/5) a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Peruíbe, simultaneamente com a Conferência Lúdica.
O objetivo do evento foi debater e fortalecer com as crianças, adolescentes e comunidade assuntos envolvendo: a Promoção dos Direitos, a Proteção e Defesa, Protagonismo e Participação, Controle Social e Efetivação dos Direitos e Gestão da Política Nacional. Todos os eixos ligados diretamente aos Direitos Humanos de crianças e adolescentes.
Após explanação sobre as diretrizes dos eixos do Plano Decenal, os presentes se dividiram em grupos e trabalharam os eixos, apresentando em seguida à plenária as propostas e realizando a eleição dos Delegados para a Conferência Estadual.
A Conferência foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Peruíbe, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e organizações sociais do município.























DIA MUNDIAL DA INTERNET SEGURA 2015

"Vamos criar uma internet melhor juntos"
Pela primeira vez o Projeto Oi Galera participou da Campanha do Dia da Internet Segura, mobilização que acontece em mais de 100 países no dia 10 de Fevereiro e aqui no Brasil é promovida pela Safernet Brasil.
Nas duas palestras realizadas (manhã e tarde), os adolescentes tiveram a oportunidade de receber informações, refletir e discutir sobre situações do mundo virtual tais como:  o ciberespaço como domínio público e as leis que o regem, as oportunidades que a internet oferece e também sobre alguns riscos on line:  
  • a exposição exagerada da privacidade a estranhos através de redes sociais, blogs, sites de relacionamento, bate-papo;
  • as pegadas digitais;
  • o cyberbullying;
  • o sexting.
Ao final das palestras os adolescentes receberam um exemplar da cartilha "Saferdic@as - brincar, estudar e... navegar com segurança na internet".









SEXUALIDADE E DST's

Apesar das facilidades para acesso as informações sobre saúde sexual e a métodos preventivos disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os adolescentes muitas vezes iniciam a atividade sexual sem a orientação adequada; o que acaba implicando em gravidez não planejada e a presença das doenças sexualmente transmissíveis.
Com o objetivo de orientar e promover aos adolescentes informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis e principalmente incentivar a prevenção foi realizada no último dia 08 de agosto a palestra educativa sobre sexualidade e DST's ministrada por profissionais da Vigilância Epidemiológica do município. 
A palestra além de abordar muitas informações sobre transmissão, tratamento e prevenção das DST’s e AIDS tratou em especial do vírus HPV e sobre a questão da vacinação ofertada gratuitamente ao público feminino de 11 a 13 anos nas unidades básicas de saúde, como forma preventiva contra o câncer de colo de útero.



"COMO FAZER VERDADEIROS AMIGOS"

A palestra ministrada pelo monitor Nilton (Manutenção de computadores) com o auxílio da monitora Camila (Informática Básica) possibilitou aos adolescentes discutir e refletir um pouco mais sobre a importância de se construir boas e duradouras amizades. Veja abaixo alguns depoimentos dos adolescentes:

"Olá, quero dizer que eu gostei muito da palestra sobre "COMO FAZER VERDADEIROS AMIGOS". Aprendemos várias coisas sobre a amizade de hoje em dia. Foi muito bom mesmo. PARABÉNS" Giovanna Piantavini

"Foi legal eu gostei muito seria bom se tivesse mais vezes muito legal mesmo :)" Vinicius Washington

"Gostei muito e queria que tivesse mais palestras com otros temas, por exemplo as "DROGAS". Eu vejo muitas pessoas que já estudaram comigo perdidos nesse caminho e acho que é sempre bom tá discutindo esse tema." Bruno Ribeiro

"Eu achei a palestra muito boa, aprendi a ser mais sincera com as pessoas, aprendi como fazer amigos bons, snceros, verdadeiros; até pq o que eu aprendi posso passar aos demas. Então achei bom. Espero ter mais daqui pra frente, adorei. E muito obrigada por se preocupar conosco." Jeiciana



CAMINHADA EM APOIO AO COMBATE DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Nesta segunda-feira (18 de maio), crianças, adolescentes e adultos foram às ruas em Peruíbe participar de uma caminhada em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, chamando a atenção da sociedade para esse problema e incentivando a denúncia contra essa prática.
A data de 18 de maio foi escolhida em alusão ao caso ocorrido em 1973 no estado do Espírito Santo, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e assassinada. Seis dias depois seu corpo foi encontrado carbonizado e os criminosos nunca foram punidos.
A violência sexual é uma violação dos direitos sexuais porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
Para fazer uma denúncia utilize o DISQUE 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, disponível em todo o país, ou ainda procure o Conselho Tutelar ou Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O DISQUE 100 funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Qualquer pessoa pode utilizar o serviço pois o anonimato é garantido.
Para denunciar você também pode entrar em contato com: Polícia Militar (190), Polícia Rodoviária Federal (191), Delegacias especializadas ou comuns.
A denúncia é um importante instrumento de intervenção da sociedade para coibir a prática do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.








PÁSCOA

FRATERNIDADE, AMIZADE E CHOCOLATE: TUDO DE BOM!

Novamente em 2015 o Projeto Oi Galera com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Socioambiental pode comemorar a chegada da Páscoa com os adolescentes. 
Num clima de confraternização e alegria, 92 adolescentes beneficiários do projeto receberam uma caixa de bombom



FORMATURA 

2ª TURMA GERAÇÃO DE RENDA

Dia 03 Dezembro realizamos a entrega de certificados do curso de Manicure/Pedicure para as alunas da oficina de geração de renda familiar. Felizes com a conquista, agora as participantes vão em busca de novos horizontes na vida profissional. A equipe do Projeto Oi Galera deseja a todas muito sucesso!












 FORMATURA - TURMA 2014

Na tarde de 29 de novembro na sede da Ação Social aconteceu a festa de formatura da turma de 2014 do Projeto Oi Galera com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.Do total de 80 adolescentes formados pelo projeto neste ano, 53 compareceram à festa acompanhados pelos familiares que vieram prestigiar os filhos no momento do recebimento dos Certificados de Informática Básica, Inglês, Manicure/Pedicure e Auxiliar de Cabeleireiro, Manutenção de Computadores e de Orientação Profissional. Nossos queridos jovens souberam aproveitar a oportunidade que lhes foi dada. Hoje estão mais preparados para ingressar no mundo do trabalho exercendo, na prática, todo o conhecimento adquirido. Ao término da cerimônia todos desfrutaram de uma delicioso lanche da tarde e na saída os adolescentes receberam uma cesta básica de natal.























PRIMEIRA CAMPANHA EDUCATIVA

SOBRE COLETA SELETIVA E MEIO AMBIENTE
O projeto Oi Galera com o patrocínio da Petrobras realizou no mês de setembro sua primeira campanha educativa com o objetivo de sensibilizar a comunidade para que faça o descarte dos resíduos de forma adequada, pois o destino final do lixo ainda é um dos agravantes da degradação do meio ambiente.
Para realização da campanha os adolescentes do projeto criaram um folheto informativo sobre a importância da coleta seletiva e sobre a existência da Associação de Catadores de Recicláveis Garça Vermelha – Peruíbe, que funciona em um galpão no bairro Caraguava e responde pela coleta e tratamento dos materiais antes de serem encaminhados  para a reciclagem.
A iniciativa foi muito bem aceita pela população e contou com a participação de alguns catadores, representantes da Associação Garça Vermelha.








AÇÃO COMUNITÁRIA

Com o intuito de aproximar ainda mais o Projeto Oi Galera de nossa comunidade, os alunos da oficina de Embelezamento de Unhas e Cabelos e da oficina de Geração de Renda Familiar participaram neste mês de setembro de uma ação comunitária realizada pela EMEI Douglas Anderson Toni, localizada no bairro Jd Star.
Sob a condução da monitora Roseli Rossi, responsável pelas duas oficinas, os alunos marcaram presença no evento realizando cuidados de manicure e cortes de cabelos gratuitamente para mais de 50 pessoas.






DESFILE CÍVICO 2014

O Projeto Oi Galera marcou presença no Desfile Cívico de nosso município este ano. Junto com as famílias atendidas pela Creche da Ação Social de Peruíbe, nos diversos momentos que antecederam o desfile e na avenida, nossos jovens demonstraram a alegria e o compromisso que os une ao projeto e à entidade mantenedora e o respeito à Pátria.












CONFRATERNIZAÇÃO DE PÁSCOA

Muita alegria e descontração marcaram a comemoração da Páscoa realizada dia 14 de Abril durante o horário de lanche das turmas. 

Além de um cardápio especial para esse dia, todos os adolescentes foram presenteados com uma caixa de bombom; ação esta somente possível graças ao patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.