ENCONTROS


ENCONTRO DE FAMÍLIAS 

Na tarde desta quarta-feira, 14 de novembro, recebemos pais e responsáveis dos adolescentes para o último encontro de famílias do ano. A equipe do projeto esclareceu aos presentes sobre as últimas atividades previstas para este ano, tais como passeios, aulas finais e entrega de certificações. Os pais também tomaram conhecimento da evolução dos adolescentes em cada oficina nas quais participam. As informações foram transmitidas pelos monitores aos pais/responsáveis de forma individualizada com a apresentação  das atividades e avaliação de acompanhamento dos adolescentes do último semestre.

 







ENCONTRO DE ADOLESCENTES 2018

Buscando alertar os adolescentes sobre os perigos que a internet oferece e orientá-los sobre os cuidados que devem ter para navegar com responsabilidade e segurança, realizamos na última segunda-feira, dia 22, o quarto "Encontro de Adolescentes" deste ano cujo tema foi "Riscos na Internet".
Navegar na internet é maravilhoso. Conhecemos o mundo num clique, mas muitas vezes nos deparamos com situações ameaçadoras; afinal a internet é uma terra sem fronteiras e infelizmente também é lugar de pessoas mal-intencionadas. Por isso, todo o trabalho de esclarecimento e orientação sobre navegação segura é muito importante para o público juvenil que está em plena fase de formação de conceitos e personalidade.
Os cuidados com a exposição pessoal nas redes sociais, privacidade, preconceito e intolerância na rede, cyberbullying, foram alguns dos assuntos abordados pelos monitores Camila e Nilton que conduziram o encontro. 







ENCONTRO DE PAIS

Nosso segundo encontro de pais do ano aconteceu nesta quarta-feira, 04 de julho, no salão de eventos da Ação Social de Peruíbe. Pais e responsáveis prestigiaram nosso encontro e foram recepcionados por toda equipe do projeto. 
A coordenação falou com os pais sobre a importância do incentivo aos filhos para participação nas diversas atividade que o projeto oferece visando fortalecer cada jovem no compromisso com seus projetos pessoais de vida, com a família e com a comunidade. Em seguida os monitores estiveram à disposição atendendo individualmente os pais para transmitir informações sobre os avanços e desempenho dos filhos nas oficinas que participam.






ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Com a finalidade de ampliar o conhecimento dos adolescentes sobre os direitos que lhes devem ser assegurados, bem como as responsabilidades correspondentes, o Encontro de Adolescentes realizado no dia 11 de Junho teve como tema o Estatuto da Criança e do Adolescente. O encontro possibilitou ao público juvenil presente ter ciência de que as crianças e os adolescentes têm direitos de cidadania, saber o que é o estatuto e para que serve.  










INÍCIO DAS ATIVIDADES - TURMAS 2018

No dia de ontem realizamos  encontros com a presença de pais e adolescentes para darmos início às atividades do projeto neste ano. Além dos esclarecimentos sobre o funcionamento do projeto, os adolescentes participaram de dinâmicas de grupo com o objetivo de desenvolver, a integração dos  participantes.






















ENCONTRO DE FAMÍLIAS 

Em 05 de Dezembro realizamos o último encontro com as famílias, transmitindo informações sobre o processo de ensino-aprendizagem dos adolescentes e o evento para entrega dos certificados. Ficamos muito felizes com os depoimentos de alguns pais sobre o interesse dos filhos na participação do projeto. Palavras simples de agradecimentos que nos incentivam a cada dia superar as adversidades e seguir em frente. 


 





USINA TERMOELÉTRICA EM PERUÍBE FOI ASSUNTO 

DO TERCEIRO ENCONTRO DE ADOLESCENTES

Cumprindo seu papel social de possibilitar a fomentação de ideias, o Projeto Oi Galera, realizou na tarde de 31 de Julho seu terceiro encontro do ano, recebendo para uma palestra a Dra. Mari Polachini, Engenheira Agrônoma e uma das líderes na comunidade que defende a não instalação da Usina Termoelétrica em nosso município. Brilhantemente defendeu sua opinião e explanou sobre os impactos ambientais e sociais negativos para Peruíbe. 
Nessa importante caminhada onde a população precisa compreender e se posicionar sobre a importância ou não da instalação da Usina Termoelétrica em Peruíbe,  nossos adolescentes e demais presentes levantaram vários questionamentos sobre o assunto, demonstrando claramente o interesse da sociedade em participar e opinar decisivamente nas escolhas que envolvem o desenvolvimento socioeconômico de nosso município.






ENCONTRO DE PAIS

O Projeto Oi Galera realizou no dia 27 de junho o segundo encontro de pais com os familiares dos adolescentes das turmas de 2017. Nesse encontro, a coordenadora ressaltou questões ligadas ao protagonismo e a proatividade tanto em relação aos adolescentes quanto ao núcleo familiar.
Logo em seguida a equipe de monitores atendeu os pais. De maneira individual e personalizada, os responsáveis receberam informações sobre os avanços dos adolescentes nas atividades teóricas e práticas das oficinas.







2º ENCONTRO DE ADOLESCENTES 2017
No Encontro de Adolescentes realizado em Maio optamos por trabalhar com as turmas em horários distintos, possibilitando a participação de todos os alunos do projeto para discussão sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. As discussões envolveram temas sobre direitos sexuais no contexto dos direitos humanos e os órgãos de defesas dos direitos de crianças e adolescentes (Conselho Tutelar, CREAS, Delegacias e Polícias e outros).
Para permear o entendimento do tema e posteriores reflexões e discussões,  utilizamos um conjunto de vídeos do Projeto Violência Sexual, Não! da Oficina de Imagem, retratando os diversos tipos de violência sexual.
Finalizamos as atividades com a entrega do folheto “O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA PREVENIR A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES”, elaborado pela equipe do projeto. 






APRENDIZADO E DESCONTRAÇÃO NO PRIMEIRO ENCONTRO DE ADOLESCENTES E FAMÍLIAS DE 2017


Hoje (08/03) realizamos o primeiro Encontro de Famílias e Adolescentes para os jovens que frequentarão o projeto neste ano.
O encontro teve dois momentos distintos: no primeiro transmitimos informações aos pais/responsáveis e futuros educandos sobre o funcionamento do projeto.
Já o segundo momento propiciou a integração entre os adolescentes das diversas oficinas. Para isso lançamos mão de jogos como recurso facilitador desafiando os participantes em atividades que buscaram estimular as habilidades cognitivas de interpretação de textos, o raciocínio lógico-matemático, atenção seletiva e alternada, habilidade viso-espacial e habilidades sócio-emocionais, tais como lidar com regras, perseverança e autoconfiança.















DISCUTINDO SOBRE DROGAS
PREVENÇÃO É O MELHOR CAMINHO


O Projeto Oi Galera em parceria com a Clínica de Recuperação Guedes, que está intensificando seu trabalho de prevenção e combate ao uso de drogas no município, realizou hoje (05/12) mais uma palestra voltada ao público jovem. Utilizando linguagem de fácil entendimento e de maneira descontraída, o Consultor em Dependência Química, Luiz Sarti, fez abordagens sobre drogas lícitas orientando sobre substâncias como o tabaco e o álcool muitas vezes representam as portas de entrada para outros entorpecentes. Posteriormente tratou dos diversos tipos de drogas ilícitas, seus efeitos e consequências negativas para o corpo, para a mente e para vida social. 







ESCOLHA PROFISSIONAL 
UM DESAFIO A SER VENCIDO


Nosso encontro em agosto abordou um tema bastante intrigante aos adolescentes: a escolha da profissão. Para uma fase da vida em que nada ainda é definitivo, essa é com certeza, uma das decisões mais difíceis com que os adolescentes e jovens se deparam, pois envolve diversos fatores tais como as expectativas dos pais, o custo e o local dos estudos, o tipo de formação desejado, as oportunidades do mercado de trabalho e as características da profissão. Para ajudá-los a dar os primeiros passos para uma decisão tão importante esse encontro disponibilizou informações sobre a educação profissional no Brasil: ensino técnico, superior e carreiras militares. Enem, Sisu, Prouni, Sistema de Cotas, Cursinhos Populares presenciais oferecidos por universidades e Plataformas Educacionais com acesso gratuito online também fizeram parte das informações transmitidas.








GALERA DE 2016 - SEJA MUITO BEM VINDA!
Realizado em 07 de Março o primeiro Encontro de Adolescentes de 2016. Pais e adolescentes participaram com muito entusiasmo!










SE SENTIR ÚTIL

Pelo segundo ano consecutivo, jovens do Projeto Oi Galera estiveram presentes na Creche da Ação Social de Peruíbe doando tempo, energia e talento para a realização da Festa de Natal que aconteceu dia 17 de Dezembro. Foi um momento prazeroso onde puderam conhecer pessoas diferentes, tiveram a oportunidade de aprender coisas novas e o mais importante, de ter a satisfação de se sentir útil, reforçando o quanto a solidariedade social é importante para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana.







ADOLESCENTES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Um encontro que dá certo!
Para desenvolvermos temas relacionados à educação ambiental com nossos adolescentes, este ano iniciamos o encontro com a apresentação do documentário “Ilha das Flores”, produzido em 1988 com o objetivo de abordar o tratamento do lixo. No entanto, ao trabalhar com esta temática o produtor desenvolveu um série de críticas voltadas a outros problemas enfrentados no país, o que faz deste documentário um dos mais importantes já produzidos no Brasil.
Após a apresentação do documentário, os adolescentes divididos em dois grupos tiveram a oportunidade de discutir e opinar sobre duas problemáticas:
- as responsabilidades do poder público e do cidadão de cuidar do lixo da cidade;
- para onde vai o lixo produzido em nossa cidade e o aproveitamento de materiais recicláveis em Peruíbe.
Terminado o trabalho em grupo, foi aberta a discussão em plenária com a apresentação dos principais pontos levantados pelos dois grupos. Foi um momento bastante rico, onde os adolescentes expuseram suas ideias e pontos de vista e mais, seu conhecimento sobre os problemas da comunidade.
Num segundo momento, após utilizarmos um vídeo sobre reciclagem de lixo produzido por alunos da Unicamp, desafiamos os adolescentes a intervir na realidade da cidade, buscando alternativas para trabalhar com a comunidade os problemas por ele levantados com relação à produção e destino do lixo.
Motivados com o desafio e contando com a supervisão e apoio dos monitores para colocar suas ideias em prática, os adolescentes novamente se dividiram em grupos e começaram a traçar as linhas das ações para “mexer com a comunidade” e mostrar a importância do tratamento do lixo. 
Para acessar o documentário "Ilhas das Flores" e “Os impactos do lixo na natureza. A reciclagem como uma solução” >>> clique aqui
Confira abaixo algumas fotos do encontro.









2º ENCONTRO DE ADOLESCENTES - 2015
Buscando o desenvolvimento de diferentes competências e habilidades de nossos adolescentes para apreensão do sentido do exercício e convívio social, no mês de março os educadores investiram em atividades voltadas para a melhoria das competências relacionais, ou seja, na capacidade de conviver com o outro amparada por valores democráticos como, por exemplo, igualdade, liberdade e diversidade. Temas como direitos e deveres, políticas públicas e os direitos dos adolescentes, discriminação e preconceitos sociais fizeram parte das oficinas.
Para finalizar a proposta colocada em prática no decorrer do mês; no dia 30 de março foi realizado o Encontro de Adolescentes onde os jovens assistiram ao filme Front the Class – O Primeiro da Classe, baseado na história real de Brad Cohen que sofreu de discriminação e preconceito por ser portador da Síndrome de Tourette, um distúrbio neuropsiquiátrico que o levava a fazer barulhos estranhos involuntariamente. Em seguida os adolescentes utilizaram cartazes para expressar a mensagem que o filme deixou para cada um deles.
Para assistir o filme acesse aqui e para saber um pouco mais sobre a Síndrome de Tourette clique aqui.
Confira como foi a participação dos adolescentes no encontro.














PAIS E FILHOS COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS
Iniciamos na última sexta-feira (16 janeiro) as atividades do Projeto Oi Galera - Edição 2015 com a realização do Encontro de Adolescentes e Encontro de Famílias compartilhado.
No encontro realizado em dois períodos (manhã e tarde) os presentes receberam orientações sobre o funcionamento do projeto e a importância do comprometimento tanto do adolescente quanto da família nas atividades.
O auge do encontro ocorreu com a realização de atividade lúdica que exigiu o trabalho conjunto entre pais e filhos para superar os desafios propostos. Os jogos Tangram, Sudoku e Identificação de Desenhos compuseram os desafios e possibilitaram aos participantes colocarem em prática habilidades como comunicação, concentração, raciocínio lógico, atenção, criatividades e cooperação. Tudo com muita alegria e interação.













ADOLESCENTES VOLUNTÁRIOS
Ao dar o primeiro passo para realizar um trabalho voluntário, nossos adolescentes tiveram a chance de fazer novas descobertas sobre si mesmos: que gostam de falar em público, que são criativos, prestativos, que possuem liderança, poder de persuasão, habilidade para lidar com pessoas, etc.
A participação como voluntários na festa de natal da Creche da Ação Social de Peruíbe, realizada em 17 de dezembro trouxe também aos adolescentes a oportunidade de exercitar valores como solidariedade e fraternidade e abriu espaço para refletir que, muitas vezes pequenas e simples ações são extremamente importantes para estimular o desenvolvimento de uma sociedade participativa.






ENCONTRO - JULHO
Mais um encontro reuniu adolescentes e monitores para a continuidade da Gincana Ambiental iniciada em maio, estimulando todos a pensar nas questões ambientais.
Foi feito a apresentação e julgamento dos trabalhos realizados pelas equipes para cumprimento das primeiras tarefas; entre as quais estavam a construção de um brinquedo com materiais recicláveis e a criação de um folheto sobre reciclagem.
O encontro possibilitou ainda a ampliação de informações sobre desenvolvimento sustentável e a importância das Agendas 21 Global, 21 Brasileira e 21 Local como instrumentos para nosso país estimular reflexões e buscar soluções para os problemas socioambientais.
Por fim realizamos o desafio relâmpago sobre o assunto discutido e lançamos as novas tarefas para as equipes.





ENCONTRO DE ADOLESCENTES - MAIO
Na segunda-feira (05/05) adolescentes e monitores participaram do lançamento da “Gincana de Educação Ambiental e Cidadania 2014” que faz parte da programação dos Encontros de Adolescentes.
O trabalho desenvolvido com o enfoque na educação ambiental tem por objetivo a qualificação dos adolescentes para que se apropriem de conhecimentos e se capacitem para uma atuação cidadã buscando o fortalecimento da comunidade nas práticas comuns para preservação e cuidados com o meio ambiente.
Os participantes compartilharam de uma dinâmica de grupo, assistiram vídeos, discutiram e refletiram sobre ações de sustentabilidade, coleta seletiva e reciclagem de lixo. Divididos em equipes, disputaram o primeiro desafio relâmpago da gincana e conheceram as próximas tarefas que deverão ser realizadas.










2º ENCONTRO DE FAMÍLIAS 2016

Para apresentar aos pais os avanços dos filhos nas aprendizagens das diversas oficinas, realizamos em 13 de Julho o Encontro de Famílias. Além de receberem atendimento individualizado por todos os monitores, reforçamos com os pais a necessidade de acompanhamento na frequência e assiduidade dos adolescentes no projeto.





3º ENCONTRO DE FAMÍLIAS 2015

Conduzido pela Monitora de Orientação Profissional, Jaqueline, o terceiro Encontro de Famílias deste ano teve seu foco voltado às aprendizagens dos adolescentes. Os monitores realizaram atendimentos individualizados aos familiares para expor os avanços dos educandos nas diversas oficinas que participam. 
Foi uma tarde muito prazerosa para toda a equipe que mais uma vez recebeu os pais/responsáveis e teve a oportunidade de dividir com eles as conquistas de seus filhos no projeto.







ÚLTIMO ENCONTRO DO ANO
Segunda-feira dia 20 de outubro recebemos as famílias no projeto para o último “Encontro de Famílias” do ano de 2014.
Tratamos de questões relativas à certificação dos alunos nas diversas oficinas, sobre a festa de formatura que será realizada em novembro e entregamos os convites aos pais. Conversamos também sobre os procedimentos a serem adotados para a entrega de cestas de natal às famílias.
Alguns adolescentes acompanharam seus pais no Encontro e colaboraram para elevar o clima de integração e amizade entre os familiares. Os participantes dessa edição de 2014 e seus familiares construíram com toda a equipe do projeto um vínculo de respeito e de afetividade muito forte e mesmo antes do término das oficinas já começaram a deixar saudades.

 






TERCEIRO ENCONTRO
No terceiro Encontro de Famílias a pauta foi voltada ao desenvolvimento dos adolescentes nas diversas oficinas que participam. Os pais foram recebidos com um coffee-break  seguido por atendimento individualizado dos monitores que informaram a cada responsável sobre as conquistas e habilidades adquiridas por seus filhos. 
Ao final a Assistente Social e coordenadora do projeto informou sobre o andamento da campanha educativa sobre meio ambiente, sobre o último encontro do ano a ser realizado em outubro, onde os pais receberão o convite para a festa de formatura das turmas deste ano.




PRIMEIRO ENCONTRO DE FAMÍLIAS 2014


Nosso primeiro Encontro de Famílias foi muito bom!
Inicialmente levamos os familiares para conhecer as dependências da instituição. Depois nos reunimos no salão de eventos e informamos o objetivo dos encontros onde serão desenvolvidos temas de interesses das famílias; os quais serão identificados nos próprios encontros através de sugestões dos familiares ou pela equipe do projeto após avaliação da necessidade de abordar um tema específico.
As famílias demonstraram entendimento da proposta e algumas pessoas verbalizaram satisfação com o fato de poderem frequentar o mesmo ambiente que os filhos.

Aproveitamos os comentários e esclarecemos que a equipe do projeto está disponível para informá-los, sempre que desejarem, sobre frequência e desenvolvimento dos adolescentes nas várias oficinas em que estão inseridos.